Contabilidade para empresa de importação

Home / Contabilidade para empresa de importação
Contabilidade para empresa de importação

Importação

Assessoria contábil para sua empresa de importação

A importância de uma contabilidade para empresa de importação se mostra presente com o avanço da globalização e da digitalização, qualquer empresa consegue vender ou comprar bens e serviços de outras partes do mundo, com logísticas favoráveis. Com isso, tem crescido o número de novos empresários no ramo de importação. Mas, a importação está sujeita à vários procedimentos administrativos, comerciais, fiscais, tributários, cambiais e aduaneiros. Neste artigo, nós esclarecemos pontos importantes que você precisa saber sobre a abertura de empresa de importação.  

O que avaliar antes de abrir empresa de importação

  Antes de partir para os trâmites legais é fundamental investir tempo em pesquisa mercadológica e estruturação do plano de negócios. Mesmo com o aumento do dólar, o mercado de importação tem apresentado crescimento nos últimos anos. Conforme dados da Secex (Secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Economia), em 2021, já eram mais de 38 mil empresas importadoras atuando no Brasil. Diante de um cenário tão competitivo, antes de abrir empresa de importação é de suma importância levar alguns pontos em consideração:   
  • Elaboração de um bom plano de negócios;
  • Avaliação das taxas cambiais;
  • Obter conhecimento aprofundado sobre a legislação vigente;
  • Seleção cuidadosa do produto ou serviço, considerando que os requisitos de importação podem variar de produto para produto;
  • Custos operacionais totais;
  • Previsão de prazos a serem cumpridos com parceiros comerciais e clientes.
 

Conhecendo o mercado de venda e distribuição

  A pesquisa aprofundada do mercado de venda e distribuição é de extrema importância para a escolha dos melhores canais a serem utilizados pelo novo negócio. A opção mais vantajosa é aquela que atende as necessidades do público-alvo ao mesmo tempo em que corresponde a disponibilidade de capital para investimento. O importante ao tomar a decisão de quais canais utilizar, é considerar o público-alvo, seu comportamento de compra, dores, desejos e necessidades.  

Como deve ser a abertura da empresa de importação?

  O processo de abertura de empresa de importação começa pela constituição de uma nova empresa.  Sendo assim, o processo envolve o registro na Junta Comercial estadual, a obtenção do Cadastro de Pessoa Jurídica (CNPJ) junto à Secretaria da Fazenda Estadual e o Alvará de Funcionamento emitido pela Prefeitura Municipal. É o mesmo procedimento padrão utilizado por outros negócios, porém, com alguns adendos na questão tributária dos produtos e na forma de comercialização. Com relação ao tipo de empresa, como MEI (Microempresário Individual), EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI), Sociedade Simples, Limitada e outras; Uma equipe de contabilidade especializada saberá orientar de forma adequada qual o modelo indicado para o seu negócio. Dependendo da área de atuação e do porte da empresa, será necessário consultar o Código Sanitário para obtenção de alvará especial. Empresas já constituídas também podem se tornar importadoras. Para isso, é preciso consultar o CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) e solicitar a alteração da classificação e razão social. Além disso, novas empresas importadoras precisam fazer o cadastro junto ao REI (Registro de Exportadores e Importadores), da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Economia.  

O que considerar em seu plano de negócios?

  A criação do plano de negócios é um processo primordial, sobretudo por ajudar a direcionar os trabalhos ao abrir empresa de importação, com informações como: Público-alvo, concorrência, preços praticados, barreiras comerciais, etapas burocráticas, relações comerciais, legislação e estratégias de marketing e vendas;  No momento de criar o Plano de negócios, antes de mais nada vale considerar:
  • Nichos mercadológicos que ainda não são explorados na região de atuação; 
  • Necessidades apresentadas pelas pessoas que consomem o tipo de produto a ser trabalhado;
  • Quais as necessidades de trabalho para o setor;
  • Diferenciais que podem ser acrescentados para destacar a marca dos concorrentes.

A importância de uma contabilidade para empresa de importação

 

Habilitação para a importação 

  Para conseguir a habilitação para importar produtos, o empresário deve acessar o Portal Único Siscomex utilizando um certificado digital. A plataforma oferece um processo simplificado. Sendo assim, basta selecionar a opção Habilitar Empresa e seguir os passos apresentados.  

 Estudo das particularidades de cada produto

  Cada tipo de produto pode contar com regras específicas de importação. Sendo assim, as particularidades da mercadoria escolhida devem ser bem avalidas.   

Regime de tributação

  Os regimes tributários dependem do faturamento do negócio e do segmento de atuação. Bem como, optantes do Simples nacional não tem direito aos créditos de impostos recolhidos na importação.  Nossos consultores podem te auxiliar! Agende uma conversa.  

Contabilidade para empresa de importação: Licenças para operar no comércio exterior 

  As licenças necessárias para operação no comércio exterior são emitidas via SISCOMEX, tanto para pessoas físicas quanto jurídicas. Sendo assim, você está pensando em abrir empresa de importação e precisa de assessoria contábil para o processo, entre em contato com a CLM Select.  

BrazilUSA