Indicadores de financeiro que sua empresa precisa ter!

Indicadores de financeiro que sua empresa precisa ter!

2021-05-03 Financeiro 0
gestao-de-pessoas-eficaz

A saúde financeira é fundamental para o crescimento de qualquer empresa, certo? Por isso, a compreensão básica dos conceitos-chave da contabilidade financeira pode ajudá-lo a melhorar seu processo de tomada de decisão. Com um melhor entendimento sobre os indicadores de financeiro, você pode tomar medidas para otimizar o uso dos recursos da empresa.

As finanças podem ser intimidantes, mas entendendo melhor os indicadores de financeiro é possível extrair informações muito valiosas. Neste artigo vamos conferir quais são os principais desses indicadores que você precisa acompanhar!

O que são os indicadores de financeiro?

Os indicadores de financeiro são métricas que as organizações usam para rastrear, medir e analisar a saúde financeira da empresa. Esses indicadores se enquadram em uma variedade de categorias, incluindo lucratividade, liquidez, solvência e eficiência.

Ao compreender essas métricas, você pode estar mais bem posicionado para saber como está o desempenho dos negócios do ponto de vista financeiro. Você pode então usar esse conhecimento para ajustar as metas de seu departamento ou equipe e contribuir para objetivos estratégicos críticos.

12 indicadores de financeiro para acompanhar na sua empresa

Veja quais são os principais indicadores de financeiro que sua empresa precisa ter:

1. Margem de lucro bruto

A margem de lucro bruto é uma taxa de lucratividade que mede a porcentagem da receita que resta depois de subtrair o custo das mercadorias vendidas. O custo dos produtos vendidos refere-se ao custo direto de produção e não inclui despesas operacionais, juros ou impostos. Em outras palavras, a margem de lucro bruto é uma medida de lucratividade, especificamente para uma linha de produto ou item, sem contabilizar despesas gerais.

Margem de lucro bruto = (receita – custo das vendas) / receita * 100

2. Margem de lucro líquido

A margem de lucro líquido é um índice de lucratividade que mede a porcentagem de receita que resta após a subtração de todos os custos do negócio, incluindo custos de mercadorias vendidas, despesas operacionais, juros e impostos.

A margem de lucro líquido difere da margem de lucro bruto como medida de lucratividade para o negócio em geral, levando em consideração não apenas o custo das mercadorias vendidas, mas todas as outras despesas relacionadas.

Margem de lucro líquido = Lucro / receita líquida * 100

 

3. Capital de giro

O capital de giro é uma medida da liquidez operacional disponível da empresa, que pode ser usada para financiar as operações do dia a dia.

Capital de Giro = Ativo Circulante – Passivo Circulante

 

4. Índice de liquidez

O índice de liquidez ajuda a entender se a empresa pode pagar suas obrigações de curto prazo – ou seja, obrigações com vencimento em um ano – com seus ativos e passivos circulantes.

Liquidez = Ativo Circulante / Passivo Circulante

 

5. Liquidez imediata

O índice de liquidez imediata é outro tipo de índice de liquidez que mede a capacidade de uma empresa de lidar com obrigações de curto prazo. O índice de liquidez imediata usa apenas ativos circulantes de alta liquidez, como caixa, títulos e valores mobiliários e contas a receber. A suposição é que certos ativos circulantes, como estoque, não são necessariamente fáceis de transformar em caixa.

Liquidez imediata = (Ativo Circulante – Estoque) / Passivo Circulante

 

6. Índice de endividamento em relação ao patrimônio líquido

O índice endividamento / patrimônio líquido é um índice de solvência que mede quanto uma empresa se financia usando patrimônio líquido em relação ao seu endividamento. Este índice fornece uma visão sobre a solvência do negócio, refletindo a capacidade do patrimônio líquido de cobrir todas as dívidas no caso de uma desaceleração dos negócios.

Índice endividamento / patrimônio líquido = dívida total / patrimônio total

 

7. Giro de estoque

O giro do estoque é um índice de eficiência que mede quantas vezes por período contábil a empresa vendeu todo o seu estoque. Dá uma ideia se uma empresa tem estoque excessivo em relação aos níveis de vendas.

Giro de estoque = Custo de vendas / (estoque inicial + estoque final / 2)

 

8. Rotatividade total de ativos

O giro total de ativos é um índice de eficiência que mede a eficiência com que uma empresa usa seus ativos para gerar receita. Quanto maior o índice de rotatividade, melhor é o desempenho da empresa.

Giro total do ativo = receita / (ativo total inicial + ativo total final / 2)

 

9. Retorno sobre o patrimônio líquido

O retorno sobre o patrimônio líquido é um índice de lucratividade medido pela divisão do lucro líquido sobre o patrimônio líquido. Ele indica quão bem a empresa pode utilizar os investimentos de capital para gerar lucro para os investidores.

Retorno sobre o patrimônio líquido = Lucro líquido / (Patrimônio inicial + Patrimônio líquido final) / 2

 

10. Retorno sobre ativos

O retorno sobre os ativos é outro índice de lucratividade que é medido dividindo o lucro líquido pelos ativos médios da empresa. É um indicador de quão bem a empresa está gerenciando seus recursos e ativos disponíveis para obter lucros líquidos maiores.

Retorno sobre ativos = Lucro líquido / (Ativos totais iniciais + Ativos totais finais) / 2

 

11. Fluxo de caixa operacional

O fluxo de caixa operacional é uma medida de quanto caixa a empresa tem como resultado de suas operações. Essa medida pode ser positiva, significando que há caixa disponível para expandir as operações, ou negativa, significando que um financiamento adicional seria necessário para manter as operações atuais.

 

ARTIGO: [Fluxo de caixa: o que é e modelo gratuito para sua empresa!]

 

12. Sazonalidade

Sazonalidade é uma medida de como o período do ano está afetando os números e resultados financeiros da sua empresa. Se você está em um setor que é afetado por altas e baixas temporadas, esta medida o ajudará a separar variáveis confusas e ver os números pelo que realmente são.

 

LEIA MAIS: [5 livros que todo empreendedor deveria ler]

Você já conhecia esses indicadores de financeiro? Quais deles a sua empresa já utiliza atualmente? Deixe o seu comentário!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *