Fluxo de caixa: o que é e modelo gratuito para sua empresa!

Fluxo de caixa: o que é e modelo gratuito para sua empresa!

2021-04-16 Financeiro 2
fluxo de caixa

A sua empresa já possui um fluxo de caixa sempre atualizado? Muito mais do que uma demonstração contábil, o fluxo de caixa é uma ferramenta gerencial que fornece compreensão sobre as operações do dia a dia de uma empresa.

Isso acontece porque o controle do fluxo de caixa gera informações atualizadas em relação aos saldos de caixa de um período para o outro. Com base nessas informações, os gestores possuem condições de fazer um orçamento para períodos futuros e identificar problemas financeiros em potencial antes que saiam do controle.
Quer entender melhor o que é fluxo de caixa? Acompanhe este artigo – e confira um modelo gratuito para usar no seu negócio!

O que é o fluxo de caixa?

O fluxo do dinheiro é uma ferramenta financeira que monitora o caixa da empresa – registrando todas as movimentações de entradas e saídas que ocorrem ao longo do tempo. Com base nisso, as informações sobre saldos em caixa podem ser atualizadas em tempo real.

Monitorar a situação de caixa de qualquer empresa é a chave para o sucesso. Muitos gestores focam somente na lucratividade obtida, mas não prestam atenção na evolução do saldo em caixa – o que pode gerar muitas complicações operacionais.

Imagine que uma empresa obtenha R$ 100 mil de lucro no período analisado, mas grande parte da receita provém de pagamentos a prazo. Nesta situação, pode ser que o saldo do caixa esteja negativo e as contas estejam atrasadas – mesmo que a apuração seja de lucro.

Ou seja, as informações importantes sobre o que a empresa está fazendo com o caixa são fornecidas por ele. Isso inclui não apenas o saldo do caixa, mas também um registro completo de todas despesas e receitas do período analisado.

Quando usado em conjunto com outros documentos financeiros de uma empresa, as informações extraídas do fluxo de caixa podem fornecer uma visão sobre a saúde atual de uma empresa e a viabilidade a longo prazo.

5 benefícios do fluxo de caixa

1. Diferenciação entre lucratividade e liquidez

O fluxo de caixa ajuda a administração a verificar a posição de liquidez e lucratividade dos negócios. A liquidez refere-se à capacidade de pagar a obrigação assim que ela se torna devida. Já a lucratividade indica o ganho final das operações no período – mesmo que o dinheiro ainda não esteja em caixa.

2. Acompanhamento do saldo em caixa

O fluxo de caixa também ajuda a verificar o saldo de caixa das empresas. É possível para as empresas verificar a ociosidade, excesso e / ou escassez de caixa, caso apure saldo de capital em caixa. Após verificar a posição de caixa, a administração pode investir o caixa excedente, se houver, ou tomar empréstimos de fontes externas de forma adequada para atingir a perda de caixa.

3. Gestão de caixa

Se o controle do fluxo  for executado adequadamente, será fácil para você gerenciar o caixa. A administração pode preparar uma estimativa sobre as múltiplas entradas e saídas de caixa de modo que seja muito prático e intuitivo fazer planos futuros.

4. Domínio sobre entradas e saídas

Para onde está indo todo o dinheiro que entra no caixa da sua empresa? Quais são as principais fontes de receita? E em quais meses as receitas e despesas são maiores? Todas essas são informações que você pode extrair do processo. E ainda existem vários outros insights que podem ser tirados com o passar dos meses.

5. Tranquilidade na gestão

Não há nada mais estressante do que ficar sem dinheiro. Felizmente, com um bom gerenciamento de caixa, você se preocupará menos em pagar as contas porque terá dinheiro suficiente no banco para cumprir todas as suas obrigações.

Níveis elevados de estresse podem não apenas afetar a maneira como você administra seus negócios, mas também pode ter um efeito prejudicial sobre sua equipe e clientes. Estar em uma posição de fluxo positivo significa que você será capaz de administrar seu negócio de forma mais eficaz e se concentrar mais nas coisas divertidas.

Modelo de fluxo de caixa para a sua empresa

Você ficou interessado em todos os benefícios do fluxo de caixa? Temos um bônus para você: um modelo de fluxo de caixa gratuito.

Acesse seu modelo de fluxo de caixa agora mesmo!

 

ARTIGO [Imposto de Renda para Pessoa Jurídica: o que sua empresa precisa saber]

 

2 comentários

  1. […] PLANILHA GRATUIRA: [Fluxo de caixa: o que é e modelo gratuito para sua empresa!] […]

  2. […] ARTIGO: [Fluxo de caixa: o que é e modelo gratuito para sua empresa!] […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *